tag:blogger.com,1999:blog-52519888786083227372024-03-12T21:09:39.385-07:00PROIDD - Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaTextos, links e arquivos interessantes selecionados pela equipe do PROIDD para os professores da Bahiana.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-82238097971656117952014-08-15T09:08:00.000-07:002015-08-05T05:47:53.368-07:00XI Fórum Pedagógico da Bahiana<div style="background-color: white; color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<div style="text-align: justify;">
A Bahiana acaba de divulgar a programação do <strong style="outline: none;">XI Fórum Pedagógico</strong>, principal evento do calendário do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD). O encontro acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro de Convenções da Bahiana (U. A. Cabula), e reunirá professores da Bahiana e de instituições de ensino parceiras.</div>
</div>
<div style="background-color: white; color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<div style="text-align: justify;">
<br style="outline: none;" /></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="outline: none;">Neste ano, trataremos de temas atuais muito importantes para o aprimoramento do nosso processo de ensino e aprendizagem: a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo. Discutindo esses assuntos, apresentando novidades e inspirando boas ideias, teremos três convidados especiais: os professores Valdes Bolella (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP), Gustavo Bacelar (Faculdade de Medicina - Universidade do Porto) e Guy C. Hembroff (Escola Superior de Tecnologia - Michigan Tech).</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="outline: none;"><br /></span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="outline: none;">Interessados devem efetuar inscrição até 13 de agosto, enviando email para <b>forumpedagogico@bahiana.edu.br</b>. Confira a programação completa:</span></div>
</div>
<div style="background-color: white; color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
</div>
<div style="background-color: white; color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="font-size: small; outline: none;"><strong style="outline: none;">Sexta-feira, 14 de agosto</strong></span></div>
<div style="background-color: white; outline: none;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>8h30 a 12h | Oficina 1: Currículo por competência</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Coordenação</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof.ª Marta Menezes – professora e coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB)</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span>
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Palestrantes</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof. Valdes Bollela – professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas – pedagoga do Núcleo de Supervisão Acadêmico Pedagógica (NUSP)</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span>
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Objetivo: </b>a partir das diretrizes nacionais do MEC que trouxeram o conceito de competência para os cursos de ensino superior, discutir o currículo por competência, problematizando seus desafios, limites e possibilidades.</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span>
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>14h a 17h30 | Painel: Os usos da tecnologia de informação na saúde e na educação</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Moderação</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof. Marcos Almeida – coordenador do Mestrado de Tecnologias em Saúde da Bahiana</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span>
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Painelistas</b></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof. Gustavo Bacelar – professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Prof. Guy C. Hembroff – professor da Escola Superior de Tecnologia em Michigan Tech.Sr. Claudio Santos – gestor do Núcleo de Tecnologia de Informação da Bahiana</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span>
<span style="color: #666666; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>Objetivo: </b>apresentar as possibilidades de utilização da tecnologia de informação nas áreas da saúde e da educação, discutindo o seu uso para o aprimoramento da qualidade da assistência e do processo de ensino e aprendizagem. </span></div>
</div>
<div style="background-color: white; color: #666666; font-size: 12px; outline: none;">
<div>
<br style="outline: none;" /></div>
<div style="font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;">
<span style="font-size: small; outline: none;"><strong style="outline: none;">Sábado, 15 de agosto</strong></span></div>
</div>
<div style="background-color: white; outline: none;">
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;"><b>8h30 a 9h | Abertura </b></span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;">Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani </span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;">Diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Coordenadora-Geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências</span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;"><b><br /></b></span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;"><b>Apresentação musical</b></span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;">NEOJIBÁ: Quarteto Carybé </span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;"><b><br /></b></span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;"><b>Comemoração dos 15 anos do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) </b></span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="line-height: 18.4799995422363px;">Psicóloga Angélica Mendes – coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica </span></span></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<strong><br type="_moz" /></strong></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<strong>9h a 12h30 | Oficinas de boas ideias </strong></div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<strong>Coordenação:</strong> Prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani</div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
Diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública</div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
</div>
<div style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px; outline: none;">
<strong>Apresentação: Tecnologias, inovação e empreendedorismo</strong></div>
<span style="font-family: Arial, Verdana, sans-serif; font-size: 12px;">Prof. Diego Menezes – coordenador de Pesquisa e Inovação</span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Oficina de boas ideias 1: Inovando meu componente curricular utilizando webconferência</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Coordenação</b>: Prof. Antônio Carlos Costa – coordenador do CEDETE</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Relato de experiência:</b> Prof. Fernando Bastos e Prof.ª Maria Antonieta Araújo</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Oficina de boas ideias 2: Inovando meu componente curricular utilizando o AVA</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Coordenação: </b>Prof.ª Marta Menezes – coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB)</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Relato de experiência: </b>Profs. Gustavo Bacelar (Universidade do Porto), Maria de Lourdes Lima Silva e Cintia Pinheiro</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Oficina de boas ideias 3: Inovando meu componente curricular utilizando a metodologia de projeto</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Coordenação: </b>Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes – coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Relato de experiência: </b>Profs. Carolina Pedrosa (coordenadora de Extensão), Eliane Simoni e Jorge Clarêncio Andrade </span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Oficina de boas ideias 4: Inovando meu componente curricular estimulando o empreendedorismo</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Coordenação:</b> Prof.ª Sandra Brasil – coordenadora do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD)</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Relato de experiência: </b>Prof.ª Jane Matos e Sr. Cláudio Costa – gerente financeiro</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Oficina de boas ideias 5: Inovando meu planejamento: mais rápido, mais cedo, mais fácil e com prazer</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Coordenação: </b>Jucinara Menezes – coordenadora do Núcleo de Supervisão Acadêmico-Pedagógica (NUSP) e Sr. Cláudio Santos – gestor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI)</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>Relato de experiência: </b>Prof.as Carina Oliveira e Cristiana da Costa Libório</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>11h30 | Apresentação do resultado das oficinas/Premiação</b></span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;">As melhores ideias de cada grupo receberão o apoio institucional para sua realização e implementação em 2016.1</span></span><br />
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b><br /></b></span></span>
<span style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif;"><span style="font-size: 12px;"><b>12h30 | Encerramento</b></span></span><br />
<div style="color: #666666; font-family: Tahoma, Geneva, sans-serif; font-size: 12px;">
<br /></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-90521786636941699692014-02-18T04:55:00.000-08:002014-03-11T07:31:38.381-07:00Que professor queremos ser?<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">No IX Fórum Pedagógico da Bahiana,
realizado em agosto de 2013, os professores da escola deram uma aula sobre o
verdadeiro sentido de educar e ensinar. Para nossos colegas, devemos buscar ser
um professor que...</span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit;"><span style="line-height: 150%;"><o:p></o:p></span><span style="line-height: 150%;">... saiba conviver com a inquietude
de quem quer aprender, inclusive com a sua própria e seja capaz de aprender com
o movimento da vida, onde o planejamento é sempre flexível e estratégico;<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... possa conviver com os princípios
da organização necessários a cada ação que precisa planejar. Saiba incluir simplicidade,
respeito, compromisso e cuidado consigo mesmo e com o outro;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... seja ético, que trata a todos
com justiça. Que tenha otimismo, alegria, bom humor e jovialidade. Um mediador,
flexível e capaz de reconhecer dons, qualidades e dificuldades; </span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit;"><span style="line-height: 150%;"><o:p></o:p></span><span style="line-height: 150%;">... possua uma crença, seja na
espiritualidade, seja em si mesmo, seja na vida que se renova em cada busca de
conhecimento de um aprendiz ou de um mestre;<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit;"><span style="line-height: 150%;">... oferte apoio, segurança,
sensibilidade. Releve amizade e autoconhecimento. Inspire confiança, coragem e
determinação. Sustente a disciplina, mas acompanhe com dedicação e
solidariedade, para socializar saberes e sabores, um</span> <span style="line-height: 150%;">tradutor da
ciência, capaz de estimular a busca de uma visão global e interdisciplinar,
integrada, do campo da saúde, que revela a vida; <o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... saiba encantar, que ensine com
afeto, estimulando o desejo de aprender e despertando o melhor do outro ao dar
o melhor de si;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... acredite na possibilidade e no
potencial que o aprendiz traz.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... tenha um olhar individualizado,
seja capaz de enxergar as diferenças e acolher a diversidade, capaz de oferecer
a cada um de acordo com sua necessidade, sua fome ou sede de saber;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... seja criativo, com coragem para
criar, capaz de assumir o desafio de se envolver, de enfrentar o desconhecido
em si, o desconhecido no outro, o desconhecido no conhecimento;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... seja capaz de conviver com o vazio
criativo, com a angústia criativa, antessala para a construção de novos
conhecimentos;<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">... compreenda que, para educar, é
preciso ter prazer e fé, alegria em compartilhar, entusiasmo, vontade, amor e
paixão. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="font-family: inherit; line-height: 150%;">Alguém que sinta orgulho de sua contribuição
e seja inspiração aos que precisam criar para si mesmos, uma referência, um
modelo de vida que, de tão vasto, estimule o aprendiz a superar o mestre.<o:p></o:p></span></div>
<span style="font-family: inherit;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="line-height: 150%;"><span style="font-family: inherit;">Um educador, um orientador, capaz
de olhar para o passado e para o futuro, de acolher, de viver o encontro, com
reciprocidade, com a entrega de quem é capaz de construir em parceria com o
outro.</span><span style="font-family: Times New Roman, serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></span></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-67661731894460487902014-02-18T04:49:00.000-08:002014-02-18T12:39:46.933-08:00Aprendizado Baseado em Problemas – ABP: os sete passos<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;">São sete os passos a serem seguidos para
conseguir solucionar os problemas apresentados nos casos. Estes passos
agrupam-se em três momentos distintos, mas inter-relacionados.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>PRIMEIRA REUNIÃO TUTORIAL OU ABERTURA DE
CASOS</b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>1º Passo</b> – Identificar termos
desconhecidos: procurar esclarecer o significado das palavras, expressões ou
termos técnicos a partir do conhecimento do grupo e, caso não seja possível,
incluir como objetivo de estudo. </div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>2º Passo </b>– Listar os problemas: realizar uma
discussão com o objetivo de identificar o problema central e os problemas correlacionados.</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>3º Passo </b>– Levantar o conhecimento prévio
do grupo com formulação de hipóteses (<i>brainstorm</i>).</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>4º Passo</b> – Resumir a discussão: relembrar os
problemas listados, as hipóteses levantadas, os conhecimentos prévios
traduzidos pelo grupo, os prós e contras.</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>5º Passo</b> – Elaborar os objetivos de
aprendizagem: identificar as lacunas de conhecimento e os temas que precisam
ser estudados para resolver o(s) problema(s), a partir dos problemas levantados
e dos conhecimentos prévios existentes.</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL</b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>6º Passo</b> – Pesquisar e estudar
individualmente os temas identificados como lacunas de conhecimento, necessários
para resolver os problemas: buscar informações na bibliografia indicada, em
livros-textos clássicos, artigos científicos, em bases de dados como MEDLINE,
LILACS, SCIELO, BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), opiniões de especialistas etc.
Levar para o passo 7 as informações obtidas
e as fontes de referência utilizadas.</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>SEGUNDA REUNIÃO TUTORIAL OU FECHAMENTO DE
CASO</b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b>7º Passo</b> – Integras as informações
trazidas: compartilhar e integrar os conhecimentos para a resolução do caso.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-68809853211221573562014-02-18T04:39:00.003-08:002014-08-15T05:08:25.743-07:00Treinamento de Integração - RH<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/integrao-institucional">Treinamento de Integração - RH</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-89860467095186922332014-02-18T04:13:00.003-08:002014-02-18T04:14:24.755-08:00Núcleo de Supervisão Acadêmico-Pedagógica (NUSP) - Downloads<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/nucleo-desupervisaoacademicopedagogica">Núcleo de Supervisão Acadêmico-Pedagógica</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-planejamentocomonecessidadeavaliacaodocente">O planejamento como necessidade da ação docente</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/oficina-planejamento">Oficina de Planejamento</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/avaliacao-31335465">Avaliação</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/recomendacoes-tecnicas">Recomendações técnicas</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-72495099550393449192014-02-18T04:01:00.002-08:002014-10-13T06:28:43.314-07:00Tutoriais - visualização e download<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/portal-doprofessorbahianatutorial">Portal do Professor</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/plataforma-brasiltutorialdeacesso">Plataforma Brasil - tutorial de acesso</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/curriculo-lattestutorial">Currículo Lattes - tutorial</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-83968940303583992232014-02-17T13:17:00.001-08:002015-06-18T13:38:07.357-07:00Textos para consulta - visualização e download<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/v-degowin">V de Gowin</a><br />
<a href="https://www.blogger.com/goog_1700709586"><br /></a><a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/tutorial-deacessoplataformabrasilbarretocavalcantidelpeloso">Tutorial de acesso: Plataforma Brasil - BARRETO/CAVALCANTI/del-PELOSO</a><span id="goog_1128820044"></span><span id="goog_1128820045"></span><a href="https://www.blogger.com/"></a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/teoria-pesquisaepraticaemeducacaodeborarpnunes">Teoria, Pesquisa e Prática em Educação - DÉBORA R.P. NUNES</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/tecnicas-einstrumentosdeavaliacaogideliaalencar">Técnicas e Instrumentos de Avaliação - GIDÉLIA ALENCAR</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/tecnicas-deavaliacaoadequadasaoensinosuperiorguilhermesamy">Técnicas de avaliação adequadas ao Ensino Superior - GUILHERME SAMY</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/teatro-pedagogicobastidoresdainiciacaomedicaarthurkaufman">Teatro Pedagógico: Bastidores da Iniciação Médica - ARTHUR KAUFMAN</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/team-basedlearningtheleastyouneedtoknowmichaelsweet">Team Based Learning: The Least You Need to Know - MICHAEL SWEET</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/team-basedlearningominimoquevoceprecisasabertraduzidomichaelsweet">Team Based Learning: o mínimo que você precisa saber (traduzido) - MICHAEL SWEET</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/tabela-habilidadesoperatorias">Tabela: Habilidades Operatórias</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/structure-ofmedicalcompetenceandresultsofanoscejacobsdenessenpostma">Structure of Medical Competence and Results of an OSCE - JACOBS/DENESSEN/POSTMA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/sintese-dometodoeducacionalpsicodramaticomariaaliciaromaa">Síntese do Método Educacional Psicodramático - MARIA ALICIA ROMAÑA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/sinais-daerosaoreflexoesemtresdecadasdaabpuniversidadedemaastrichtmoustvanberkelschmidt">Sinais da Erosão: reflexões em três décadas da ABP- Universidade de Maastricht - MOUST/van BERKEL/SCHMIDT</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/saber-discenteumareflexaosobreavaliacaofreitassilvasantos">Saber Discente: uma reflexão sobre avaliação - FREITAS/SILVA/SANTOS</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/revista-abenovol5no1">Revista ABENO: Vol. 5. - No.1</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/resolucao-441cns12052011">Resolução 441 - CNS - 12-05-2011</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/resolucao-196cns10101996">Resolução 196 - CNS - 10-10-1996</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/reflexoes-sobreoprocessotutorialnaaprendizagembaseadaemproblemastsujiaguilar-31312107">Reflexões sobre o processo tutorial na Aprendizagem Baseada em Problemas - TSUJI/AGUILAR</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/portfolio-deavaliacaodoalunootiliamariaseiffert">Portfolio de Avaliação do Aluno - OTÍLIA MARIA SEIFFERT</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/por-queavaliarcomoavaliarilzasantanna">Por que avaliar? Como avaliar? ILZA SANT'ANNA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/paradigmas-etendenciasdoensinouniversitariomendoncaleliscottacarvalhojr">Paradigmas e tendências do ensino universitário - MENDONÇA/LELIS/COTTA/CARVALHO JR.</a><br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-uspribeiraopretoclinicalskillsassessmentluizernestotroncon"><br /></a>
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-uspribeiraopretoclinicalskillsassessmentluizernestotroncon">OSCE - USP Ribeirão Preto - Clinical Skills Assessment - LUIZ ERNESTO TRONCON</a><span id="goog_149941705"></span><span id="goog_149941706"></span><a href="https://www.blogger.com/"></a><br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-simulatedpatientsandobjectivestructuredclinicalexaminationswallaceraohaslam-31312109"><br /></a>
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-simulatedpatientsandobjectivestructuredclinicalexaminationswallaceraohaslam-31312109">OSCE - Simulated patients and objective structured clinical examinations - WALLACE/RAO/HASLAM</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-objectivestructuredclinicalexaminationrevisedguptadewansingh">OSCE - Objective Structured Clinical Examination Revised - GUPTA/DEWAN/SINGH</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-itemanalysistoimprovereliabilityforinternalmedicineauewarakuldowningpraditswuanjaturatamrong">OSCE - Item Analysis to Improve Reliability for Internal Medicine - AUEWARAKUL/DOWNING/PRADITSWUAN/JATURATAMRONG</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/osce-avaliacaodehabilidadesclinicasosmetodostradicionaisluizernestotroncon">OSCE - Avaliação de habilidades clínicas: os métodos tradicionais - LUIZ ERNESTO TRONCON</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-professorseusaberesuapesquisamengaludke">O professor, seu saber e sua pesquisa - MENGA/LUDKE</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-papeldosmapasconceituaisnaeducacaomedicagomescoelhocavalheirobatista">O papel dos mapas conceituais na educação médica - GOMES/COELHO/CAVALHEIRO/BATISTA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-papeldoprofessornapromocaodaaprendizagemsignificativajuliocesarfurtado">O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa - JULIO CESAR FURTADO</a><br />
<br />
<a href="http://o-modelo-das-competencias-profissionais-no-mundo-do-trabalho-neize-deluiz/">O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho - NEIZE DELUIZ</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-estilomotivacionaldoprofessoreamotivacaointrinsecadosestudantesguimaraesboruchovitch">O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes - GUIMARÃES/BORUCHOVITCH</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-ensinoeoaprendizadodashabilidadesclinicasecompetenciasmedicaskiramartins">O ensino e o aprendizado das habilidades clínicas e competências médicas - KIRA MARTINS</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/o-casodaprofessoraflorasudanvillanifreitas">O caso da professora Flora - SUDAN/VILLANI/FREITAS</a><br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/liguagem-eaprendizagemsignificativamarcoantoniomoreira"><br /></a>
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/liguagem-eaprendizagemsignificativamarcoantoniomoreira">Linguagem e Aprendizagem Significativa - MARCO ANTÔNIO MOREIRA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/estrategias-deensinagemleaanastasiou">Estratégias de Ensinagem - LEA ANASTASIOU</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/educacao-avaliacaoqualitativaeinovacaociprianoluckesi">Educação, avaliação qualitativa e inovação - CIPRIANO LUCKESI</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/do-psicodramapedagogicoapedagogiadodramamariaaliciaromaa">Do Psicodrama Pedagógico à Pedagogia do Drama - MARIA ALICIA ROMAÑA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/docencia-noensinosuperiorpimentaanastasioucavallet-31310163">Docência no Ensino Superior - PIMENTA/ANASTASIOU/CAVALLET</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/dialogo-entreensinoeaprendizagemtelmaweisz-31310160">Diálogo entre Ensino e Aprendizagem - TELMA WEISZ</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/desenvolvimento-curricular-cbcbollelaamaralgrosseman-31310158">Desenvolvimento Curricular: CBC - BOLLELA/AMARAL/GROSSEMAN</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/da-aprendizagemsignificativaaaprendizagemsatisfatorianaeducacaoemcienciasarrudavillaniuenodias-31310154">Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências - ARRUDA/VILLANI/UENO/DIAS</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/construcao-deuminstrumentoparaavaliacaodasatitudesdeestudantesdemedicinacolarestronconfigueiredocianflonerodriguespiccinatoperescolato-31310151">Construção de um instrumento para avaliacao das atitudes de estudantes de Medicina - COLARES/TRONCON/FIGUEIREDO/CIANFLONE/RODRIGUES/PICCINATO/PERES/COLATO</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/consideracoes-acercadoprofessorpesquisadorpereiraallain-31310146">Considerações acerca do professor-pesquisador - PEREIRA/ALLAIN</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/avaliacao-naformacaodeenfermeiroslalunaferrazreb-en-31310141">Avaliação na formação de enfermeiros - LALUNA FERRAZ - REBEn</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/avaliao-ensinoeaprendizagemanotacoesparacomecodeconversaleaanastasiou-31310138">Avaliação, Ensino e Aprendizagem: anotações para começo de conversa - LEA ANASTASIOU</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/avaliacao-doestudantedemedicinaluizernestotroncon-31310134">Avaliação do estudante de Medicina - LUIZ ERNESTO TRONCON</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/avaliacao-daaprendizagemoportfoliocomoauxiliarnaconstrucaodeumprofissionalreflexivoalbertinosouza-31310130">Avaliação da aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo -ALBERTINO SOUZA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/assessment-ofclinicalcompetencewassvandervleutenshatzerjones-31310128">Assessment of Clinical Competence - WASS-van-der-VLEUTEN/SHATZER/JONES</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/aprendizagem-baseadaemproblemasnaformacaomedicaeocurriculotradicionaldemedicinagomesbrinoaquilantedeavo-31310123">Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina - GOMES/BRINO/AQUILANTE/de AVO</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/a-formacaodeprofissionaisdasaudeaprendizagemsignificativaaluzdapromocaodasaudechiesanascimentobracciallioliveiraciampone-31310119">A formação de profissionais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde - CHIESA/NASCIMENTO/BRACCIALLI/OLIVEIRA/CIAMPONE</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/a-educacaomedicamapaseancorasaprendizagemsignificativadavidausubelgomescoelhocavalheirogonalvezroasbatista-31310114">A educação médica entre mapas e âncora: a aprendizagem significativa de David Ausubel GOMES/COELHO/CAVALHEIRO/GONÇALVEZ/ROÇAS/BATISTA</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/ability-ofprimarycarephysicianstobreakbadnewsamielungaralperinbahariercohenreis-31310111">Ability of Primary Care Physician’s to Break Bad News - AMIEL/UNGAR/ALPERIN/BAHARIER/COHEN/REIS</a><br />
<br />
<a href="http://pt.slideshare.net/PROIDDBahiana/a-avaliacaodaaprendizagemnoensinosuperioradrianalimaabreu-31310100">A avaliação da aprendizagem no Ensino Superior - ADRIANA/LIMA/ABREU</a>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-47386650513688681722014-02-17T12:25:00.003-08:002014-02-18T06:20:27.156-08:00Psicologia<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">O curso de Psicologia da Bahiana proporciona
uma formação generalista e abrangente que possibilita aos profissionais atuarem
nos campos da saúde, educação e trabalho com elevado nível técnico, integrados à
sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">O programa desenvolvido pela escola
permite ao profissional em formação exercitar competências que o capacitem a:</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Perceber
os próprios limites individuais e profissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar
o autocuidado, zelando pela sua saúde física, mental e seu bem-estar como
cidadão e profissional, além de gerenciar e valorizar sua carreira;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Comunicar-se
consigo mesmo e com o outro, administrando as próprias emoções e sentimentos,
desenvolvendo relações interpessoais e intergrupais adequadas aos pacientes, às
famílias, à instituição e à equipe multiprofissional;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Adaptar-se
às mudanças e constantes transformações dos cenários;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Aprender
a aprender continuamente, buscando oportunidades e aproveitando as que são
oferecidas;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Lidar
criticamente com o conhecimento, com a dinâmica do mercado de trabalho e as
políticas de saúde, tomando decisões coerentes e consequentes, a partir das
habilidades de avaliar, sistematizar e decidir pela condição mais apropriada de
atendimento, acompanhamento, treinamento dos sujeitos ou grupos envolvidos;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Promover
ações de saúde, prevenindo agravos e danos na comunidade, na família, no
trabalho e no indivíduo</span><span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">.</span></li>
</ul>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Ao
final do curso de Psicologia, o estudante terá incorporado as seguintes
habilidades:</span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender
as múltiplas determinações dos seres humanos e consequentemente do processo
saúde-doença;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Entender
como se constrói o universo simbólico e como se constitui o fenômeno
psicológico;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender
a sociedade como uma rede de significados simbólicos e conhecer os direitos
humanos;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Conhecer
o Sistema Único de Saúde e os distintos campos de atuação do psicólogo;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender
a psicologia como instituição social necessária ao desenvolvimento da
sociedade;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender
o significado da promoção da saúde de forma a identificar o psicólogo como
promotor de saúde;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Trabalhar
em equipe, com capacidade para tomar decisões, atuar como líder e se comunicar
com habilidade;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Gerenciar
e administrar recursos humanos, físicos, materiais, assim como informações;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar
pesquisas no campo da psicologia e da saúde pública;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Analisar
o campo de atuação profissional de forma crítica, incluindo os desafios
contemporâneos;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Identificar
as demandas de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar,
registrar dados de forma coerente com os referenciais teóricos e as peculiaridades
da população atendida;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Selecionar
e utilizar instrumentos e procedimentos para coleta de dados de forma
apropriada e ética;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Planejar
e conduzir observações e entrevistas em diferentes contextos e considerar as
singularidades envolvidas;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Coordenar
e manejar grupos em diferentes contextos e com diferentes populações;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Elaborar
relatórios científicos, pareceres técnicos, laudos psicológicos e outras
comunicações profissionais de maneira ética e coerente às circunstâncias e
contextos;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atuar
em equipes inter e multiprofissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Escutar
as distintas expressões da subjetividade sempre atento ao contexto
sócio-histórico;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Levantar
informações bibliográficas em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos
e outras fontes que garantam a educação permanente, o manejo e produção do
conhecimento científico.</span></li>
</ul>
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-84634845267520837832014-02-17T12:12:00.002-08:002014-02-18T06:20:36.588-08:00Odontologia<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">O curso de Odontologia da Bahiana proporciona a formação de
uma cultura odontológica abrangente ao desenvolver um clínico-geral
estomatologista de elevado nível técnico, integrado à sociedade, à realidade e
ao mercado de trabalho.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Fundamentado em conhecimentos biológicos e
humanísticos, o cirurgião-dentista formado pela Bahiana vivenciará
um processo de aprendizagem contínuo, integrado com outras áreas de
conhecimentos. Enquanto profissional e cidadão brasileiro, será capaz de responder
às necessidades de saúde bucal da população e abraçar os compromissos sociais.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Para isso, deverá exercitar competências
que o capacitem a:</span><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Perceber os próprios limites individuais
e profissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar autocuidado, zelando pela sua
saúde física, mental e seu bem-estar como cidadão e profissional, inclusive
gerenciando e valorizando sua carreira;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Comunicar-se consigo mesmo e com o
outro, administrando as próprias emoções e sentimentos, desenvolvendo relações
interpessoais e intergrupais adequadas ao paciente, à família, à instituição e à
equipe multiprofissional;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Adaptar-se às mudanças e constantes
transformações dos cenários;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Aprender a aprender continuamente,
buscando oportunidades e aproveitando as oferecidas;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Lidar criticamente com o conhecimento,
com a dinâmica do mercado de trabalho e as políticas de saúde, tomando decisões
coerentes e consequentes, a partir das habilidades de avaliar, sistematizar e
decidir pela condição mais apropriada de atendimento, inclusive dentro do
sistema de referência e contrarreferência;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Promover ações de saúde, prevenindo
agravos e danos na comunidade, na família, no trabalho e no indivíduo;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Diagnosticar e tratar as doenças
prevalentes no meio em que atua. </span></li>
</ul>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-79474678634640100342014-02-17T12:06:00.003-08:002014-02-18T06:20:44.845-08:00Medicina<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O profissional médico, ao
concluir o currículo do curso, estará apto para atuar em diferentes cenários
nas áreas da medicina, nos setores públicos e privados, consciente de sua
responsabilidade e compromisso social.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Espera-se, portanto, que o
egresso incorpore comportamentos orientados por valores éticos e humanos, a
saber:<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Visão de uma medicina
solidária e participativa na relação médico/paciente;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atitudes solidárias em todos
os momentos e procedimentos profissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Senso de responsabilidade
nas ações e decisões do cotidiano, nos diversos cenários onde esteja atuando;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Respeito e compromisso com a
vida, o paciente, a cidadania e o social;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atitude equânime nos
atendimentos e procedimentos médico/paciente;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Formação, instrumentalização
técnico-científica e tecnológica que possibilite atuação competente na prática
médica contemporânea;</span></li>
</ul>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Para tanto, o profissional
em formação deverá exercitar competências (habilidades intelectuais, atitudes e
habilidades múltiplas) que o capacitem a:<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Perceber os próprios limites
individuais e profissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Comunicar-se consigo mesmo e
com o outro, enfaticamente, administrando as próprias emoções e sentimentos;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Adaptar-se socioeconômica e
culturalmente, face às mudanças e constantes transformações dos cenários;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar autocuidado,
zelando pela sua saúde física, mental e seu bem estar como cidadão e
profissional, inclusive gerenciando e valorizando sua carreira;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Conviver em grupo, em equipe
multiprofissional, podendo assumir a liderança com responsabilidade,
compromisso, empatia e atuação efetiva e eficaz;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver relação
interpessoal e intergrupal adequadas aos pacientes, à família, à instituição e
à equipe multiprofissional;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Aprender a aprender
continuamente, buscando oportunidades e aproveitando as oferecidas;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Lidar criticamente com o
conhecimento, com a dinâmica do mercado de trabalho e as políticas de saúde;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Aplicar recursos cognitivos
e habilidades, conectando-os e orquestrando-os harmonicamente;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Tomar decisões coerentes e
consequentes, a partir das habilidades de avaliar, sistematizar e decidir pela
condição mais apropriada;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Lidar com situações
problema, identificando seus limites de resolução e encaminhando os pacientes
pelo sistema de referência e contrarreferência;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Coparticipar da promoção de
ações de saúde, diagnosticando e tratando as doenças mais prevalentes no meio
em que atua;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atender urgências e
emergências, intra e extra-hospitalares;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Promover a saúde, prevenir
agravos e danos na comunidade, na família, no trabalho e no indivíduo.</span></li>
</ul>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Assim, o estudante de medicina
da Bahiana, ao integralizar seu currículo do curso deve estar apto a atuar nos
diversos cenários, contextos de saúde, promovendo, prevendo e intervindo na
saúde do indivíduo, grupos e comunidades, nos setores público e privado,
consciente de sua responsabilidade e compromisso social.<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-2553564987547072672014-02-17T12:04:00.000-08:002014-02-18T06:20:50.881-08:00Fisioterapia<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O curso de
Fisioterapia da Bahiana tem como referência as DCNs do curso de Graduação em
Fisioterapia do MEC (2001) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O fisioterapeuta
formado pela instituição terá uma formação generalista, com base humanista,
crítica e reflexiva, que lhe garanta a capacidade de intervir em diferentes
níveis de atenção à saúde, sempre referenciado no rigor da ciência e dos
princípios da Política de Humanização do Sistema Único de Saúde.</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><o:p></o:p></span><br />
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O perfil profissional é
construído durante o percurso da formação acadêmica a partir do estudo, das
vivências, das pesquisas e desafios pertinentes a um espaço de constante
elaboração de conhecimentos e práticas comprometidas com a qualidade de vida da
sociedade. <o:p></o:p></span><br />
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Dessa forma, o curso
propõe uma formação completa, com base nas competências gerais imprescindíveis a
todos os profissionais da área de saúde e nas habilidades específicas da prática
fisioterapêutica.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><b>Habilidades e competências gerais</b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver ações de
atenção à saúde que abranjam prevenção, promoção e reabilitação à saúde do
indivíduo e da coletividade, de forma integrada e comprometida com os altos
padrões de qualidade e com os princípios da ética/bioética;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Tomar decisões
apropriadas, fundamentadas em evidências científicas, visando o uso apropriado
e competente da força de trabalho, de equipamentos e procedimentos;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Comunicar-se com
usuários e outros profissionais da saúde, valendo-se das formas verbal e não
verbal, além do uso da escrita e da leitura e de tecnologias da comunicação e
informação; respeitar o sigilo profissional acerca das informações que lhes são
confiadas;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Exercer liderança
no trabalho com base no compromisso com a coletividade envolvida, sabendo tomar
decisões de forma assertiva;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Gerenciar e
administrar recursos físicos, materiais e de informação, assim como saber atuar
de forma empreendedora;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Estar disponível
para aprender continuamente, comprometendo-se com a formação dos novos
profissionais.</span></li>
</ul>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<b><span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Habilidade e
Competências Específicas<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Seguir os princípios éticos próprios ao exercício
profissional;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Identificar os diferentes níveis de atenção à
saúde, de forma atenta às necessidades do ser humano.</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Reconhecer os campos multiprofissionais,
interdisciplinares e transdisciplinares, visando a produtividade da promoção à
saúde, com base nos princípios ético, científico e da cidadania;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Trabalhar em equipe, partilhando saberes e
exercendo a solidariedade</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Defender a saúde como um direito da cidadania,
buscando garantir a integralidade da assistência, compreendida como um conjunto
de ações e serviços de prevenção, proteção e intervenção individual e coletiva.</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Refletir sobre a
manutenção da saúde da população, considerando os contextos éticos, políticos,
culturais, econômicos e biopsicossociais;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Investigar
continuamente o movimento humano na totalidade de sua expressão e
potencialidades, considerando seus estados de saúde e doença;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver
habilidades para realizar consulta fisioterapêutica;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Traçar diagnóstico
cinético funcional e estabelecer um plano de tratamento fisioterapêutico
adequado ao usuário do sistema de saúde vigente;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Comprometer-se com a
restauração e a integridade do corpo humano, desde a elaboração do diagnóstico
cinético-funcional ao plano de intervenção fisioterapêutico específico de cada
situação;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar investigação
científica com a finalidade de aperfeiçoar a ação clinica terapêutica;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Elaborar projetos de pesquisa
que atendam às demanda de saúde da população;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Identificar e
investigar novas tecnologias em prol da atuação do fisioterapeuta;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Ter capacidade
empreendedora;</span></li>
<li><span style="background-color: white; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender a relação
existente entre funcionalidade corporal e psiquismo humano, buscando enxergar o
indivíduo e a coletividade em suas singularidades. (BRASIL, 2001, p.4,5).</span></li>
</ul>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<br /></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-58395094715833345752014-02-17T11:38:00.002-08:002014-02-18T06:20:56.878-08:00Enfermagem<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O curso de Enfermagem da Bahiana tem
como propósito a formação de um enfermeiro generalista, norteado por princípios
éticos, democráticos e humanísticos, que compreenda o ser humano como resultado
da interação de fatores biológicos, psicológicos e socioambientais. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O futuro profissional estará apto a
atuar em todos os níveis de atenção à saúde no SUS e capacitado para o
atendimento e cuidado integral ao paciente, à família e à comunidade,
trabalhando em equipes multiprofissionais. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O estudante deve apropriar-se de
saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades
e competências indispensáveis à profissão, a partir de uma prática integrada e
contínua com as instâncias do sistema de saúde. É indispensável o
desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente, de analisar o perfil
epidemiológico e os problemas da sociedade, planejando e executando soluções. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Nesse sentido, o profissional é formado
para a compreensão e o exercício das seguintes competências: <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver e participar de ações de promoção à saúde, prevenção de
riscos e danos, manutenção e reabilitação da vida, no nível individual e
coletivo nos diversos ciclos de vida;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Tomar decisões no gerenciamento dos processos de trabalhos em saúde,
visando o uso apropriado, eficaz e eficiente da força de trabalho, materiais,
medicamentos, equipamentos, entre outros;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na prática
profissional, tendo responsabilidade e compromisso com a sua educação
permanente e treinamento das futuras gerações de profissionais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Exercer uma prática de enfermagem de qualidade, pautada em princípios e
valores éticos, humanísticos, atitudes críticas e reflexivas em relação ao
cuidado com o paciente, a família e a comunidade;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Prestar atenção à saúde, compreendendo a natureza humana em suas
dimensões biopsicossocial e espiritual;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a
cidadania, promovendo a integralidade do cuidado;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Produzir conhecimento a partir das próprias práticas, ao invés de
reproduzir técnicas e conhecimentos cristalizados;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver formação técnica, científica e tecnológica que confira
qualidade ao exercício profissional;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Reconhecer as relações de poder nos processos de trabalho e sua
influência na atenção à saúde;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Exercer a função de coordenação do trabalho da equipe de enfermagem e
gerenciamento do seu serviço;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe multiprofissional em
saúde;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Realizar atividades de planejamento e avaliação em saúde;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Cuidar da sua própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como
cidadão;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Participar de pesquisa e outras formas de produção do conhecimento que
objetivem a qualificação da prática profissional.</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Atuar como agente multiplicador de conhecimento, reconhecendo o seu
papel de educador;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Exercer função integrativa na comunidade, no serviço e na equipe de enfermagem.</span></li>
</ul>
<br />
<div class="MsoListParagraphCxSpLast" style="line-height: 150%; margin-left: 0cm; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Na busca por esse perfil, o curso de
Enfermagem da Bahiana desenvolverá o processo de formação do enfermeiro tomando
como base as habilidades e competências gerais e específicas dispostas na
Resolução CNE/CES nº 03 de 07/11/2001.<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5251988878608322737.post-24471884876101291972014-02-17T11:28:00.000-08:002014-02-18T06:21:05.506-08:00Biomedicina<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Competências Gerais<o:p></o:p></span></b></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">I</span></b><b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 10.0pt; line-height: 150%;"> - </span><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">Atenção à saúde:</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">
os profissionais de saúde, em seu âmbito profissional, devem estar aptos a
desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde,
tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que
sua prática seja realizada de forma contínua e integrada às demais instâncias
do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os
problemas da sociedade e de buscar suas soluções. Os profissionais devem
realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos
princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção
à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema
de saúde, tanto em nível individual como coletivo;<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">II - Tomada de decisões:</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">
o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de
tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força
de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
Para este fim, devem dominar competências e habilidades para avaliar,
sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências
científicas;<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">III - Comunicação:</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;"> os profissionais de
saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles
confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e
leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de
comunicação e informação;<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">IV - Liderança:</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;"> no trabalho em
equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a
assumirem posições de liderança, tendo sempre
em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso,
responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e
gerenciamento de forma efetiva e eficaz;<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">V - Administração e gerenciamento: </span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">os
profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e
administração, tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e
de informação, assim como devem estar aptos a serem empreendedores, gestores,
empregadores ou líderes na equipe de saúde;<o:p></o:p></span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">VI - Educação permanente:</span></b><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 10.0pt;">
os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua
formação quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem
aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o
treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando
condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os
profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade
acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e
internacionais.</span></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b style="line-height: 150%; text-indent: 17.4pt;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;"><br /></span></b></div>
<div style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<b style="line-height: 150%; text-indent: 17.4pt;"><span style="font-family: "Arial","sans-serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Competências
e Habilidades Específicas</span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<ul>
<li style="line-height: 150%;"><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%; text-indent: -24px;">Reconhecer a saúde como direito e como condição digna de vida</span><span style="line-height: 150%; text-indent: -24px;"> </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%; text-indent: -24px;">e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Respeitar os princípios éticos
inerentes ao exercício profissional;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Identificar e relacionar os
processos morfofisiológicos normais e alterados dos organismos, de maneira a
intervir, direta ou indiretamente, na melhoria da saúde humana e ambiental;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Investigar os processos
morfofisiológicos normais e alterados dos organismos e suas variações, tanto em
nível individual quanto coletivo;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Compreender o estado da arte do
conhecimento biomédico com postura crítica e reflexiva;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Acompanhar e adequar-se às inovações
científicas e tecnológicas;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Comunicar-se com seus pares e
interagir em equipes multiprofissionais e interdisciplinares;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Reconhecer o papel da qualidade
ambiental na manutenção da saúde humana com ênfase nos ecossistemas do Estado
da Bahia;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Identificar as variáveis
socioeconômicas, étnicas e culturais da população nordestina, com ênfase no
Estado da Bahia;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Atuar como agente transformador em
benefício da sociedade com ênfase no gerenciamento dos serviços de saúde humana
e ambiental;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Reconhecer o funcionamento do
Sistema Nacional de Saúde e compreender as peculiaridades regionais.</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Realizar, interpretar, emitir laudos
e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises
clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos,
citopatológicos e histoquímicos, de biologia molecular, bem como análises
toxicológicas e ambientais dentro dos padrões de qualidade e normas de
segurança;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Realizar procedimentos relacionados
à coleta de material para fins de análises laboratoriais e ambientais;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Realizar interpretar, emitir laudos,
pareceres e responsabilizar-se tecnicamente pela seleção, produção e controle
de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização,
interpretação de exames, de serviços de hemoterapia;</span></li>
<li><span style="font-family: Arial, sans-serif; line-height: 150%;">Atuar em todos os níveis de atenção
à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção,
proteção e recuperação da saúde.</span></li>
</ul>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/15183094190491511253noreply@blogger.com0