terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aprendizado Baseado em Problemas – ABP: os sete passos

São sete os passos a serem seguidos para conseguir solucionar os problemas apresentados nos casos. Estes passos agrupam-se em três momentos distintos, mas inter-relacionados.

PRIMEIRA REUNIÃO TUTORIAL OU ABERTURA DE CASOS
1º Passo – Identificar termos desconhecidos: procurar esclarecer o significado das palavras, expressões ou termos técnicos a partir do conhecimento do grupo e, caso não seja possível, incluir como objetivo de estudo.

2º Passo – Listar os problemas: realizar uma discussão com o objetivo de identificar o problema central e os problemas correlacionados.

3º Passo – Levantar o conhecimento prévio do grupo com formulação de hipóteses (brainstorm).

4º Passo – Resumir a discussão: relembrar os problemas listados, as hipóteses levantadas, os conhecimentos prévios traduzidos pelo grupo, os prós e contras.

5º Passo – Elaborar os objetivos de aprendizagem: identificar as lacunas de conhecimento e os temas que precisam ser estudados para resolver o(s) problema(s), a partir dos problemas levantados e dos conhecimentos prévios existentes.

MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL
6º Passo – Pesquisar e estudar individualmente os temas identificados como lacunas de conhecimento, necessários para resolver os problemas: buscar informações na bibliografia indicada, em livros-textos clássicos, artigos científicos, em bases de dados como MEDLINE, LILACS, SCIELO, BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), opiniões de especialistas etc. Levar para o passo 7 as informações  obtidas e as fontes de referência utilizadas.

SEGUNDA REUNIÃO TUTORIAL OU FECHAMENTO DE CASO
7º Passo – Integras as informações trazidas: compartilhar e integrar os conhecimentos para a resolução do caso.

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